Nova Logo UFCAT
banner do Encontro de Povo de Axé de Catalão

1º Encontro do Povo de Axé de Catalão

Atualizada em 27/03/23 14:28.
Representantes das casas de axé de Catalão
Representantes das Casas de Axé de Catalão

No último domingo dia 26/03/2023 aconteceu em Catalão o 1º Encontro do Povo de Axé de Catalão, o evento foi realizado em comemoração ao dia 21 de março - Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, no Parque Calixto Abrão.

O encontro foi organizado pela produtora cultural Isabela Abrahão e contou com a participação de algumas casas de umbanda e candomblé de Catalão e região. O objetivo foi promover um ato sociocultural participativo para atingir o maior número de adeptos e simpatizantes para compartilhar cultura e religiosidade, bem como a vivência da cada comunidade. Levando informação sobre o culto ao sagrado e combater qualquer preconceito, violência, discriminação e intolerância.

Mama Tualeji - Inzo Ionene Ria Nkosi Mukumbi

Na ocasião estava presente a professora Eliane Freitas, coordenadora do Laboratório de Gênero e Diversidade da Universidade Federal de Catalão (Laged/UFCAT) e também outros alunos da Universidade. A integração da UFCAT com a comunidade nesse encontro é importante para que a pesquisa sobre as religiões de matriz africana se efetive de forma mais clara e objetiva. Estavam presentes as acadêmicas Luciana Freitas, Cacauh Bento e Izabela Lopes que estão pesquisando a respeito das religiões de matriz africana no município de Catalão.

A programação contou com momentos de cultos religiosos envolvendo as casas de axé. Todos os rituais sempre acompanhados do toque do atabaque (que não quer dizer somente música, mas sim um espírito ancestral que é fundamental dentro das religiões). Cada casa fez os rituais ao seu modo, respeitando as suas raízes, mas demonstrando respeito a forma de culto das outras casas. Foram momentos de muita fé. Houve um abraço simbólico ao lago do Parque e mais uma vez momento de adoração aos orixás. Para finalizar houve momentos de trocas culturais de rituais da umbanda e uma roda de capoeira.

Atabaques são parte importante de todos os rituais sagrados.
Atabaques

Por Izabela Lopes